Como escolher mobiliário para um quarto pequeno

Já sabem que adoro o meu quarto actual: tem o tamanho ideal, está bem organizado e, principalmente, ao meu gosto. Sou eu, é o meu reflexo. Mas…já tive um quarto que era mesmo pequenino. Daqueles em que entras e tens de ter cuidado para não bater no tecto (sim, eram águas-furtadas), dás um passo para a direita para abrir o móvel que está à esquerda, etc… O que hoje em dia percebo quando penso nele é que afinal ele nem era assim tão pequeno – só estava desorganizado e desproporcional. O meu quarto “mal ajeitado” tinha móveis demasiado grandes, a cama no sítio errado e o chão de uma cor demasiado escura. Já não posso voltar atrás e torná-lo melhor, mas posso ajudar-vos a tornarem o vosso quarto muito mais respirável, onde possam quase dançar. Bom, talvez não, não há milagres, mas há truques muito bons 😉

1 . Pintem as paredes de cores claras. Brancos e beges são bem aceites. Um chão de madeira clarinha também é uma boa opção.

 

2. Coloquem espelhos grandes em uma das paredes, para dar a ilusão de que o quarto é maior. (Mas cuidado para não os colocarem em frente à cama, consultem este site para saberem os melhores sítios.)

 

3. Lembrem-se de aproveitar o espaço debaixo da cama para arrumações.

 

4. Se precisa de mobilar o quarto dos seus filhos e tem pouco espaço, opte por beliches.

 

5. Se beliche não é uma opção, que tal apostar numa cama retráctil de parede? Procure por “Murphy Bed” ou “Wall Bed”. Fotografia – http://www.genesisdecor.pt/wp-content/uploads/2015/04/cama-escritorio-1c-1024×683.jpg

6. Use as paredes! Para arrumações, digo. Coloque várias prateleiras numa delas, por exemplo. Assim, evita ter de comprar móveis que ocupem muito espaço e os seus livros, acessórios e até lenços podem servir de decoração. Fotografia – http://roomideasstuff.tumblr.com/post/135603120747/expensivetastexox-girl

7. Poupe espaço com as “nesting tables”, que se colocam umas dentro das outras, para que só tenha à disposição aquilo que precisa e quando precisa. Fotografia –  http://www.houzz.com/photos/2407437/Gray-Melrose-Nesting-Tables-traditional-side-tables-and-end-tables

 

8. Posicione uma mesa ao lado da cama. Junte-lhe uma cadeira e voilá: acaba de criar um dois-em-um: uma secretária que serve para trabalho e como mesa-de-cabeceira.

 

9. Extra estilo! Misture diferentes estilos de mobiliário, desde que todos tenham algo em comum, por exemplo, a cor. Se todos forem brancos, misture um mais vintage, outro moderno e um metálico, por exemplo.

 

10. Utilize elementos decorativos com padrões – almofadas, um candeeiro original, um tapete… – para contrastar com as cores claras de todo o ambiente.

 

 

Espero sinceramente que estas dicas vos ajudem. Sei como é viver num quarto pequeno que não está adaptado a nós e é uma grande seca.


Boa sorte ☺

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *